DICAS PARA DETERMINAÇÃO DO SEXO EM CANÁRIOS

27-12-2009 01:40

 

 


REVISTA AJAC 1995

Este é um dos problemas que criam diversos embaraços aos criadores, quer seja na hora de comprar um determinado pássaro, vender ou planejar a criação. Vamos enumerar diversas sugestões para a determinação do sexo de canários:
1 - Os machos cantam e as fêmeas raramente o fazem.
2 - Nos canários da linha escura, as fêmeas apresentam nas costas, um manto mais marrom (feomelanina) que os machos.
3 - Pela cor dos pais pode se chegar a cor dos filhotes conforme tabela; onde se o pai for homozigoto, ou seja, não portar nenhuma cor, todas os suas filhas terão cor idêntica à do Pai. Esta tabela foi feita  a partir de canários com a cor de fundo amarela.
4 - Canários de cor mosaico que apresentam características sexo dimorfas entre os machos e as fêmeas: os machos apresentam máscara facial bem definidas, maior que as das fêmeas. Também mais cor no peito e dorso.
5 - Vários criadores alegam que pela forma do ovo pode-se determinar os sexo do filhote onde os ovos mais ponteagudos são machos e os mais arredondados são fêmeas.
6 - Terminado o período de muda, podemos definir o sexo pelas características cloacais. Colocando-se o pássaro no palmo da mão, com o ventre para cima veremos conforme o desenho abaixo: o macho apresenta o órgão genital em formo de pequeno gancho, enquanto as fêmeas ficam inchadas como se o ovo fosse sair. Também, nas fêmeas, as penas que circundam, a cloaca tem aparência de leque, enquanto os machos tem a forma de tufo ou espanador, conforme ilustração abaixo.

 

FENOTIPO DOS FILHOTES

 

PAI

MÃE

MACHOS

FÊMEAS

Isabel

Verde

Verde

Isabel

Isabel

Ágata

Ágata

Isabel

Isabel

Canela

Canela

Isabel

Canela

Ágata

Verde

Canela

Canela

Verde

Verde

Canela

Ágata

Verde

Verde

Ágata

Ágata

Canela

Verde

Ágata

Acetinado

Normal

Normal

Acetinado

Marfim

Normal

Normal

Marfim

Pastel

Normal

Normal

Pastel

 

 

http://canarios-vitorino.webnode.com.pt/
Voltar

Procurar no site